segunda-feira, 14 de junho de 2010

"O Rico Avarento" ou De ler a peça que faço de novo

No meio da biblioteca de ATT está O Rico Avarento, de Ariano Suassuna. Qual não foi a minha surpresa. Li mais uma vez. A montagem bibelot minha do momento é "O Rico Avarento e Outras Histórias de Ariano Suassuna" que estará inclusive no Teatro Municipal de Niterói como infantil em agosto. Assistam porque vale a pena. Eu mesmo faço o rico.

Apesar de partir de um teatro de mamulengos, é perfeitamente possível ser montado por humanos (é o meu caso, pois eu sou humano em boa parte das vezes). As rubricas então se tornam interessantes pois dizem respeito a uma relação de bonecos. Mas o Suassuna faz muito isso em suas peças. Essa brincadeira do humano com o boneco para simbolizar uma humanização moral e talz.
É divertido fazer esse texto pra crianças pois apesar da moralização reliogiosa, o texto é recheado de pequenas sacanagens e termos como "Escreveu não leu, o cacete comeu." que podem parecer assustadores pro politicamente correto de hoje. E as crianças gostam. Se divertem. E os pais também.

Com os bonecos do mamulengo, uma certa inspiração do circo também acaba chegando e é dessa brincadeira que as relações de formam. As quebras da plateia e o Tirateima se dirigindo diretamente com seus a partes (ou à partes?).

Ariano Suassuna is cool. E ele deve ter sentido uma coceira ao ser chamado de cool.

Nenhum comentário: